O primeiro Dezembro Vermelho de Duque de Caxias foi celebrado com informação, prevenção e diagnóstico a serviço da população. Entre os dias 1º e 16 de dezembro, a Secretaria de Saúde realizou ações nos quatro distritos do município com o intuito de alertar as pessoas a respeito da importância do combate à AIDS.
O foco principal da campanha esteve voltado para a realização de testes rápidos para a identificação da doença. No total, foram realizadas 370 testagens, somando as ações do Programa Municipal de DST/AIDS e Hepatites Virais e as das seis Unidades Pré-Hospitalares (UPH's) de Duque de Caxias. Um novo caso positivo foi mapeado e encaminhado diretamente para tratamento no Centro Municipal de Saúde.
Além dos testes, os profissionais envolvidos na campanha voltaram seus esforços para a conscientização da população sobre as melhores maneiras de evitar o contato com o vírus. Além de vasto material informativo, foram distribuídos também cerca de 2 mil preservativos, fundamental para o combate às doenças sexualmente transmissíveis.
A AIDS, apesar de todos os avanços no tratamento, segue sendo uma doença sem cura. Em 2014, ela matou cerca de 13 mil pessoas no Brasil, de acordo com dados do Ministério da Saúde. Em julho de 2016, um estudo da Organização das Nações Unidas (ONU) fez o alerta para o aumento da contaminação pelo vírus no país.
Nenhum comentário:
Postar um comentário