AV. ALTEMAR DUTRA (AV. A), 208 - NOVA CAMPINAS - ÁREA 1 - TELEFONE: 3193-1485 - ATENDIMENTO COM HORA MARCADA - DIREÇÃO: DRA. SANDRA BORGES E DR. LEONARDO MARTINS...CONTATO PELO E-MAIL sandraborges63@ig.com.br

Tua Saúde

sexta-feira, 23 de setembro de 2016

Campanha alerta para os riscos da bebida alcoólica na gravidez | Radioagência Nacional


A Sociedade de Pediatria de São Paulo lançou, nesta sexta-feira, na capital paulista, a campanha #gravidezsemalcool. 
Pelo terceiro ano consecutivo, o objetivo da iniciativa é alertar principalmente as futuras mães sobre os riscos do consumo de bebida alcoólica durante a gravidez. 
Segundo a entidade, quando uma mulher está grávida e consome bebida alcoólica é grande a chance do feto desenvolver uma doença chamada SAF -- Síndrome Alcoólica Fetal. 
Bebês que nascem com SAF têm alterações no rosto, problemas de fala e audição e até dificuldade de atenção e relacionamento com outras pessoas. 
É o que explica a pediatra Conceição Aparecida Segre, que coordena o grupo de trabalho sobre os efeitos do álcool na gestante, no feto e no recém-nascido. 
Também foi apresentada uma pesquisa inédita feita com médicos que fazem pré-natal para saber a posição desses profissionais em relação à ingestão de álcool na gravidez e a orientação que eles têm dado às pacientes sobre o assunto. 
De acordo com o levantamento, 22,7% dos entrevistados disseram aceitar que as pacientes bebam até uma taça de vinho por dia. 
A orientação, no entanto, não é a recomendada pela Sociedade de Pediatria de São Paulo, que defende tolerância zero à bebida alcoólica. É o que afirma o presidente da entidade, Claudio Barsanti.  
Outro problema apontado é que, segundo os médicos entrevistados, 44,8% das pacientes não os informam se estão consumindo álcool durante a gestação. Foram ouvidos 1.115 médicos pré-natalistas que atuam nos serviços públicos e privados em São Paulo e no Rio de Janeiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário