AV. ALTEMAR DUTRA (AV. A), 208 - NOVA CAMPINAS - ÁREA 1 - TELEFONE: 3193-1485 - ATENDIMENTO COM HORA MARCADA - DIREÇÃO: DRA. SANDRA BORGES E DR. LEONARDO MARTINS...CONTATO PELO E-MAIL sandraborges63@ig.com.br

Tua Saúde

terça-feira, 27 de setembro de 2016

Referência em transplantes, Brasil fez 12 mil cirurgias no primeiro trimestre | Radioagência Nacional


A professora Érica Couto, de 36 anos, lembra o dia em que recebeu um telefonema do hospital: a notícia? Era o agendamento do transplante. Quatro meses antes ela havia entrado na fila para receber uma córnea.
O Brasil é referência mundial em transplantes. Em todo o país, foram realizados mais de 12 mil transplantes no primeiro trimestre deste ano.
Noventa por cento dos procedimentos foram realizados na rede pública, um dado positivo para a médica e diretora da Central de Notificação de Captação, Daniela Salomão.
Em Brasília, a central de notificações funciona no Hospital de Base, mas o recolhimento do órgão pode ser feito tanto em hospitais públicos quanto privados.
O interessado precisa, apenas, que a família concorde. Após a autorização, os dados são inseridos no sistema do Ministério da Saúde, que gera a lista de pacientes.
A preferência é para um paciente do estado, mas se não houver candidato apto, o órgão é enviado para outra unidade da federação.
Daniela Salomão ressalta a importância do apoio da Força Aérea Brasileira (FAB), no transporte do órgão.
Para ser doador não é necessário deixar nada por escrito. Basta avisar aos familiares o desejo da doação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário